segunda-feira, 21 de novembro de 2022

CONSCIÊNCIA NEGRA

Ontem foi o Dia da Consciência Negra, uma data de extrema importância para pensarmos sobre o racismo que, infelizmente, ainda faz parte do nosso cotidiano...
Mais uma vez publicamos a escrita potente do escritor angolano que nos dá uma lição de força e obstinação...

CONSCIÊNCIA NEGRA

    Hoje é 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil. Sob o céu estrelado angolano, reflito no quão difícil é para um homem negro ser bem-sucedido na vida. Poxa, parece que o negro tem de trabalhar o dobro para ter o seu potencial reconhecido! O brilho das estrelas, aumenta o meu desejo de girar o mundo em busca de melhores oportunidades, mas o receio de lidar com o racismo, faz-me sentir o chão que eu piso. Ai, meu Deus! que mal eu fiz?! Por que eles têm dificuldades em aceitar-me?! Não tenho um cérebro, um coração, dois pulmões... Assim como eles?! Então, diante de tanta semelhança, por que focam-se somente na cor da minha pele?! Sou o erro ou errado é o modo como eles olham para mim?!... Em meio às indagações, visto que o homem negro também tem sentimentos, cai uma lágrima dos meus olhos castanhos escuros...

Dia da Consciência –
Desejo que a cor da minha pele
não seja um empecilho

Embora seja negro
desejo ganhar um Nobel –
Dia da Consciência

Vá aonde eu for algum dia 
espero não ser baleado –
Dia da Consciência



Autor: Fernando Manuel Bunga
Uíge, Angola




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

EDITORA A LITER AÇÃO

EDITORA A LITER AÇÃO
Clique na imagem para visitar o site da nossa editora

INSTITUTO A LITER AÇÃO

INSTITUTO A LITER AÇÃO
Clique na imagem para conhecer nosso curso

REVISTA FLUXOS

Tradutor

QUEM SOMOS?

Espaço destinado a aventuras literárias e artísticas diversas... O nosso objetivo é o compartilhamento das palavras, das ideias, das experiências... Sempre como travessias em fluxos de devir...

Total de visualizações de página

O blog pelo mundo

Seguidores