segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PESCADOR

Hoje publicamos uma breve prosa de uma escritora pernambucana, que nos traz uma poética singela e carregada de símbolos intensos...

Esperamos que todas e todos gostem!

Ajudem na divulgação do nosso trabalho, recomendando o nosso blog e o nosso canal do Youtube!

Quem quiser e puder, colabore com a nossa campanha do Apoia.se, que agora passa a ter conteúdos exclusivos para apoiadores.


PESCADOR


    Sou pescador, mas não entendo nada que não vem do mar. Conheço as nuvens e suas posições, prevejo tempo melhor que jornal do dia. Sei que quando o sol ‘tá’ alto, não vem chuva. Sei que quando chove, minha menina lacrimeja também por saber: “papai pode não voltar hoje, pode não ter o que comer hoje”. Após esses dias, eu vou para mais longe. Assim, posso mapear o mar, esse que é muito grande para um pequeno barquinho como o meu. Então, levo papel para que minha imaginação seja sentida e não o meu medo de tornar o motivo da minha menina real. 

    Faço barquinhos de papel com minhas palavras, faço barquinhos de verdade como meu pai me ensinou. Eu não levava jeito, eu dizia, eu sou é pescador. Porém, quando ele se foi, ele deixou o costume comigo. Os barcos pequenininhos não velejam, mas quem toca neles, pode andar na sensação e no cheiro do mar, de água salgada que lava a mão, lava a alma, de areia quente que queima os pés e impede que nada seja tão bonito quanto os caranguejos e seus buracos, esses os quais os pés pisam aonde não pertencem. Esta é a praia, a minha casa. Esse é o mar, o meu lugar.


Autora: Helena Garcia

Olinda, PE


Share:

2 comentários:

EDITORA A LITER AÇÃO

EDITORA A LITER AÇÃO
Clique na imagem para visitar o site da nossa editora

INSTITUTO A LITER AÇÃO

INSTITUTO A LITER AÇÃO
Clique na imagem para conhecer nosso curso

REVISTA FLUXOS

Tradutor

QUEM SOMOS?

Espaço destinado a aventuras literárias e artísticas diversas... O nosso objetivo é o compartilhamento das palavras, das ideias, das experiências... Sempre como travessias em fluxos de devir...

Total de visualizações de página

O blog pelo mundo

Seguidores