quarta-feira, 30 de junho de 2021

PONTO DE FUGA

Continuando a publicação de breves passagens de textos mais longos, vai aqui um texto teatral que escrevi há 16 anos... Quem quiser conhecer o texto na íntegra, ele foi publicado em livro; basta visitar a nossa Estante A Liter Ação...

PONTO DE FUGA

Sinopse:

Um homem e uma mulher se encontram em um lugar aparentemente comum. Mas existe algo estranho. Por que eles se encontram naquele lugar, exatamente na mesma hora? São dois estranhos, tratam-se com formalidade. Aos poucos, eles vão se conhecendo e compartilhando suas experiências de vida. De vida? No final, os dois se tornam amigos. Amigos até demais...

 Texto:

[...]

MULHER

O senhor tinha que marcar esse encontro justamente aqui?


HOMEM

Mas o encontro não é aqui. É na minha casa.

 

MULHER

O senhor disse que marcou um encontro com a sua amiga aqui.

 

HOMEM

Ah!... Pensei que a senhora estava falando do encontro na minha casa.

 

MULHER

Eu estou falando aqui... Por que aqui?

 

HOMEM

É o lugar mais perto para nós dois!

 

MULHER

Nós dois?

 

HOMEM

É... Eu e minha amiga.

 

MULHER

Pensei que o senhor tinha dito nós dois.

 

HOMEM

Foi o que eu disse, nós dois, eu e minha amiga... Aliás, o que a senhora tem a ver com isso?

 

MULHER

Nada, desculpe!

 

HOMEM

A senhora está me atrapalhando!

 

MULHER

Desculpe, já disse!

 

HOMEM

Duas garrafas de uísque!... Um pacote de cigarros!... Uma bandeja de canapés!... Duas garrafas de uísque!... Um pacote de cigarros!... Uma bandeja de canapés!... E a senhora, o que faz aqui?

 

MULHER

Vim visitá-lo.

 

HOMEM

Veio me visitar?

 

MULHER

Não! Vim visitá-lo... Não o senhor... Ele...

 

HOMEM

Ah! Pensei que a senhora tinha dito que veio me visitar... Faz muito tempo que ele está aqui?

 

MULHER

Dez anos.

 

HOMEM

E a senhora, faz muito tempo que está aqui?

 

MULHER

Eu venho visitá-lo há dez anos.

 

HOMEM

Não! Eu quis dizer se faz muito tempo que a senhora está aqui hoje!

 

MULHER

Ah!... Não...

 

HOMEM

Não se preocupe. Eu não vou atrapalhar mais a senhora...


[...]


Autor: Roman Lopes

Guarulhos - SP

Escrito em 2005


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

EDITORA A LITER AÇÃO

EDITORA A LITER AÇÃO
Clique na imagem para visitar o site da nossa editora

INSTITUTO A LITER AÇÃO

INSTITUTO A LITER AÇÃO
Clique na imagem para conhecer nosso curso

REVISTA FLUXOS

Tradutor

QUEM SOMOS?

Espaço destinado a aventuras literárias e artísticas diversas... O nosso objetivo é o compartilhamento das palavras, das ideias, das experiências... Sempre como travessias em fluxos de devir...

Total de visualizações de página

O blog pelo mundo

Seguidores