terça-feira, 2 de março de 2021

AUTO DA BARCA DA VERDADE

Pensando em publicar algo diferente aqui no blog, resolvi oferecer a todas e todos um breve trecho de um texto teatral que escrevi há 14 anos! Esse texto emana uma poética muito delicada, o que é um contraste grande em relação à minha dramaturgia que, de modo geral, é densa e pesada...

Esse texto inteiro é um dos que compõe o meu livro CURTA TEATRO, disponível na Estante A Liter Ação...

Espero que todas e todos gostem!

 

AUTO DA BARCA DA VERDADE

Livremente inspirado no conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles

 

[...]

A mulher sozinha olha para o homem apressado, que a encara. Depois ela levanta, vai até uma ponta do barco, começa a observar o rio. De repente, ela abaixa e põe a mão na água do rio. Tira a mão imediatamente.

 

MULHER SOZINHA

Que água gelada!

 

Silêncio por alguns instantes. A mulher sozinha levanta e fica contemplando o rio.

 

MULHER COM BEBÊ

Mas de manhã, é quente!

 

A mulher sozinha se vira.

 

MULHER SOZINHA

A senhora falou comigo?

 

MULHER COM BEBÊ

Falei... Mas não precisa me chamar de senhora... Afinal de contas, eu não pareço tão velha, não é verdade?

 

MULHER SOZINHA

Mas do quê a senhora... Quer dizer... Você estava falando?


MULHER COM BEBÊ

Da água... De manhã ela é quente...


MULHER SOZINHA

Quente?


MULHER COM BEBÊ

É... Quente e verde...


A mulher sozinha vai se sentar ao lado da mulher com bebê.


MULHER SOZINHA

Por que você está falando disso comigo?


MULHER COM BEBÊ

Você pareceu ficar incomodada com o fato da água ser gelada... Eu quero dizer para você que não é sempre assim... De manhã cedo a água é bem quente... Acho que é para anunciar o novo dia... No decorrer do dia, ela vai esfriando... Talvez porque tudo ao nosso redor também... Mas eu acho que não... Deve ser natural...


MULHER SOZINHA

Natural? Como assim?


MULHER COM BEBÊ

Natural... Como tudo na vida... Você não é daqui, é?


MULHER SOZINHA

Não!


MULHER COM BEBÊ

Percebi!


MULHER SOZINHA

Como?


MULHER COMO BEBÊ

A sua maneira de se vestir, de andar, o seu olhar... Tudo isso mostra que você não é daqui... Não tem a nossa simplicidade... Espero que você não me entenda mal!


MULHER SOZINHA

Não!... Acho que não!... Mas você está falando de simplicidade e tem um olhar tão forte, que transmite tanta dignidade...


MULHER COM BEBÊ

A nossa dignidade, aqui, está nas coisas simples...

 

Autor: Roman Lopes

Guarulhos - SP

Escrita em 2007 

 


 

Share:

2 comentários:

EDITORA A LITER AÇÃO

EDITORA A LITER AÇÃO
Clique na imagem para visitar o site da nossa editora

INSTITUTO A LITER AÇÃO

INSTITUTO A LITER AÇÃO
Clique na imagem para conhecer nosso curso

REVISTA FLUXOS

Tradutor

QUEM SOMOS?

Espaço destinado a aventuras literárias e artísticas diversas... O nosso objetivo é o compartilhamento das palavras, das ideias, das experiências... Sempre como travessias em fluxos de devir...

Total de visualizações de página

O blog pelo mundo

Seguidores